O acompanhamento das famílias começam desde a gestação e impressiona pela variedade de aspectos que envolve. Da amamentação aos possíveis conflitos familiares e do parto à continuidade dos estudos no caso de mães muito jovens.
De acordo com a visitadora, Ana Paula, às visitadoras faz todo um planejamento de quais atividades serão aplicadas, a partir disso, se tem uma percepção do interesse das crianças e os resultados de aprendizagem e desenvolvimento avançam positivamente.
Devido a pandemia de Covid-19, às visitadoras se readaptaram e tomam todas os cuidados para não deixar nenhuma criança para trás, criando novas formas de manter contato e de seguir trabalhando pelo desenvolvimento integral das crianças.
Veja os objetivos do Programa Criança Feliz:
Promover o desenvolvimento humano a partir do desenvolvimento integral na primeira infância;
Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;
Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na infância;
Mediar o acesso da gestante, das crianças e das suas famílias a políticas e serviços públicos;
Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.